sexta-feira, 8 de junho de 2012

Tipos de Argumentação

Olá, crianças! Tia Jana tá voltando. Vamos precisar desse material para aprendermos Produção Textual: Redação. Favor imprimir estas folhas para terça-feira, dia 12/06/2012 ou tirem cópia, o material estará também disponível na 'xerox'. Não quero ninguém sem material, vamos TODOS acompanhar as aulas com atenção, meninos... Afinal, o ENEM vem aí e VOCÊS tem que ARRASAR!!! Pra isso é preciso APRENDER A TEORIA E TREINAR MUUUUUUUUUUUUUUUITOOOOOO!!!!



Língua Portuguesa  -  Produção de Texto

Professora: Janaína Bomfim  -  3os anos - 2o bimestre - 2012

 

Texto Argumentativo

É o texto em que defendemos uma ideia, uma opinião ou ponto de vista; uma tese, procurando fazer com que nosso ouvinte/leitor aceite-a, creia nela.

Um texto argumentativo é composto de tese e argumentos.

Tese - é a ideia que defendemos.

Argumentos - são todos os recursos (verbais e/ou não-verbais) utilizados para envolver o leitor/ouvinte, para impressioná-lo, para convencê-lo melhor, para persuadi-lo mais facilmente, para gerar credibilidade.

Obs.: Os argumentos nascem de juízos (raciocínios, julgamentos, reflexões) e de dados da realidade (fatos, acontecimentos).

 

A - Argumento de Causa e Consequência

A miséria que ataca grande parte da população brasileira não é gratuita,  (causa)                              

porque (pois) tem origem na péssima distribuição de rendas, no desemprego, nas injustiças sociais.  (consequência)

Com a vida desregrada que meu amigo leva, cheia de compromissos, sem horário para uma alimentação correta, sem tempo para dormir ou passear,  (causa)

vai acabar ficando doente.  (consequência)

 

B - Argumento de Comparação

“Tão importante como as campanhas educativas e mesmo a distribuição gratuita de anticoncepcionais, manter a jovem estudando é a receita para reduzir a gravidez e as doenças sexualmente transmissíveis.”

 

C - Argumento de Ressalva

          “Considerando-se o nível a que chegaram as escolas brasileiras de primeiro e segundo graus, o refinamento dos vestibulares das principais universidades do país, o reduzido número de vagas em cada uma das faculdades mais procuradas, é necessário que o aluno faça um pré-vestibular para estar apto a concorrer com os demais a tão desejada vaga – embora, com isso, não se defenda aqui o cursinho.”

Obs.: Este argumento é usado quando se deseja evitar oposições absolutas, que geram incoerência:

·      Sou cristão, mas defendo a pena de morte.  (Embora eu seja ...)

·      Amo José, porém o traio com outros homens.  (Apesar de amar José ...)

D - Argumento por Dedução

          A liberdade é fundamental a todos os seres humanos, com ela podemos construir o nosso mundo, afirmar a nossa personalidade, derrubar as barreiras que impedem o crescimento do indivíduo. Não é possível aceitar que a obra de arte pertença aos domínios da coação.

 

Observe.: Partiu-se de uma ideia geral (a liberdade ... humanos) para se chegar a uma ideia particular (a obra de arte ...)

O Silogismo é um raciocínio dedutivo. Exemplo:

-       Premissa maior: Todo homem é mortal.

-       Premissa menor: sou homem.

-       Conclusão (ilação): logo, sou mortal.

 

Cuidado! A dedução pode gerar um erro grave: particularização indevida (falácia, sofisma); assim:

-       Premissa maior: Cabelos compridos e tatuagens são marcas de minha geração.

-       Premissa menor: sou jovem.

-       Conclusão: logo, tenho cabelos compridos e tatuagem.

E -  Argumento por Indução

          Uma parcela significativa de nossa sociedade sofre de problemas de saúde, alimentação, moradia, educação, por isso há necessidade de uma política voltada para os problemas sociais, em defesa dos excluídos pelo sistema.

Observe: Partiu-se de uma parte (uma parcela ... sociedade) para se formular uma teoria que se aplica ao todo (em defesa ... sistema).

Cuidado! A indução pode gerar um erro grave: generalização sem provas concretas ou exemplos.

·      Meu filho não consegue uma vaga na faculdade que deseja, seus amigos também não, portanto esse é o problema dos jovens brasileiros.

·      Como aquela mulher dirige mal! A outra também! Esse é o mal de todas as mulheres!

 

F -  Argumento por Enumeração

          Octavio Paz, poeta e ensaísta mexicano, ao analisar o seu país, concluiu que “quando uma sociedade se corrompe, a primeira coisa que gangrena é a linguagem”. No Brasil, a gangrena linguística começa pela recusa a dar o verdadeiro nome às coisas, e continua com o desprezo pelas palavras, pela inversão do significado delas, pela apropriação indébita de vocábulos ricos em sua significação, pela corrupção ideológica com que se contaminam as palavras, pelo desrespeito total ao universo a que elas pertencem.

Obs.: A enumeração excessiva anula o efeito da argumentação.

G -  Argumentos a partir de Dados

 

1.    Argumento de Exemplificação (ilustração)

          “A televisão define um tipo de relação absolutamente singular; ao contrário do que acontece com as artes do movimento, que sempre reivindicaram a ação do corpo – como é o caso da dança – a televisão é uma técnica do movimento, que age sobre um corpo em repouso.”

Ø  Este tipo de argumento é amplamente utilizado por duas razões:

-  Clareza: quando uma ideia, um juízo, um raciocínio exigem esclarecimentos.

-  Quando o enunciador não é capaz de formular ideias, juízos, raciocínios, faz uso de dados extraídos da realidade imediata.

2. Argumento de Provas Concretas

          “Uma simples comparação entre dados do Ministério da Saúde revela o quão perverso foi esse período quando o assunto é segurança pública, entre 1979 e 1994, o número de pessoas assassinadas no país, confrontado com a sua população, praticamente dobrou. Em 79, havia 1169 homicídios para cada grupo de 100 mil pessoas, número que chegou a 2104, em 94. Em quinze anos, o Brasil ficou duas vezes mais violento.”

Ø  Esse argumento é constituído de números, dados estatísticos, tabelas, gráficos, resultantes de pesquisa e análise. Ao empregá-lo, o enunciador deve conferir a credibilidade das fontes que fornecem os dados. Se a fonte não for confiável, será facilmente refutado.

 

H -  Argumentos de Autoridade

         Em todos os momentos da civilização, o conflito de gerações esteve presente: os jovens, com a mocidade, tentam questionar ou mesmo destruir os velhos, com a experiência vivida. “O problema das gerações se estabelece, na realidade, entre as ideias e as estruturas. O homem necessita de estruturas que possibilitem a concretização de suas ideias. Estas estruturas são criadas para atender, o mais exatamente possível, às ideias humanas”, afirma Álvaro Moya.

Ø  Esse é o tipo de argumento em que nos valemos de autoridade de um especialista ou estudioso do assunto para reforçar nossa tese.

IMPORTANTE:

·      Estes tipos de argumentos são os que aparecem com mais frequência nos textos dissertativos/argumentativos;

·      Os argumentos podem ser empregados isoladamente ou em conjunto, um servindo de apoio ao outro(s), pois qualquer expressão que sirva para defender uma ideia é, por si só, um argumento;

·      Conhecendo a natureza dos argumentos, cabe ao enunciador avaliar a pertinência ou não de cada um, para empregá-los de maneira adequada em defesa de suas ideias;

·      Na argumentação, não se admitem posições como estas: “Simplesmente não concordo e pronto! / Concordo, porque é legal / Eu acho!”   A argumentação visa ao desenvolvimento do espírito crítico, ao fomento da indagação, ao fortalecimento de uma consciência democrática: podemos discordar de ideias ou concordar com elas, mas o enriquecimento cultural, os debates, alimentam-se de razões concordantes ou discordantes sustentáveis.

 

 Bons Estudos, galera!!!







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