EE LICEU CUIABANO “MARIA DE ARRUDA MÜLLER”
PLANEJAMENTO BIMESTRAL DE QUÍMICA
PROF. ANA PAULA ALBONETTE DE NÓBREGA
1º ANO – MATUTINO
1º bimestre:
Capítulo
1- Introdução ao estudo da Química
Conteúdos:
1-
Aprender
Química para o exercício da cidadania;
2-
Os
vários aspectos da Química;
3-
Breve
panorama histórico.
Objetivos:
1-
Perceber
que muito do conforto da vida moderna se deve à utilização de progressos da
Química;
2-
Valorizar
os progressos da Ciência e suas aplicações como agentes do bem-estar humano;
3-
Compreender
que a palavra “química” é às vezes empregada incorretamente, num contexto
diário, como sinônimo de “substância artificial perigosa à saúde”;
4-
Ter
uma postura crítica diante da propaganda.
Capítulo
2- Substâncias químicas
Conteúdos:
1-
Mudanças
de estado físico;
2-
Curva
de aquecimento e curva de resfriamento;
3-
Ponto
de fusão e ponto de ebulição;
4-
Previsões
a partir dos valores de PF e PE;
5-
Matéria;
6-
Densidade;
7-
Substâncias
químicas;
8-
Substâncias
puras x misturas
9-
Processos
de separação (fracionamento) de misturas;
10- Materiais de
laboratório e segurança.
Objetivos:
1-
Diferenciar
os estados físicos da matéria;
2-
Identificar
as mudanças de estado físico;
3-
Entender
a importância da linguagem científica para dotar as expressões e definições de
um significado preciso;
4-
Perceber
e classificar fenômenos químicos e físicos presentes no seu dia-a-dia;
5-
Interpretar
e construir gráficos de aquecimento e resfriamento de uma substância;
6-
Perceber
a diferença na constituição da matéria;
7-
Compreender
como separar os componentes constituintes de uma mistura;
8-
Identificar
os equipamentos mais comuns em um laboratório de Química;
9-
Perceber
a importância de regras de segurança em laboratório de Química.
Capítulo
3- Introdução ao conceito de reação química
Conteúdos:
1-
O
conceito de reação química;
2-
Exemplos
de reação química;
3-
Reagentes
e produtos;
4-
Reações
de decomposição;
5-
Substâncias
simples x substâncias compostas;
6-
O
conceito de elemento químico, segundo Boyle;
7-
A
Lei da Conservação das Massas, de Lavoisier;
8-
A
Lei das Proporções Definidas, de Proust.
Objetivos:
1-
Entender
que a linguagem das fórmulas e das equações é a maneira mais prática e lógica
de representar os fenômenos químicos;
2-
Interpretar
dados experimentais de massas de reagentes e produtos aplicando as leis de
Lavoisier e Proust;
3-
Compreender
a diferença entre substâncias simples e substâncias compostas.
Capítulo
4- Do macroscópico ao microscópico: átomos e moléculas
Conteúdos:
1-
A
Teoria Atômica de Dalton;
2-
Reformulação
do conceito de elemento. Distinção entre elemento e substância simples;
3-
Equação
química;
4-
Explicação
para as leis de Lavoisier e Proust;
5-
Os
níveis de trabalho da Química.
Objetivos:
1-
Entender
o modelo de Dalton;
2-
Interpretar
a fórmula que representa uma molécula, distinguindo os elementos presentes (por
meio de seus símbolos e da consulta à tabela periódica) e a quantidade de
átomos de cada um deles (por meio de índice de atomicidade);
3-
Elaborar
modelos que representem algumas reações químicas;
4-
Executar
o balanceamento de equações químicas;
5-
Perceber
que, na história da Ciência, conceituações são aprimoradas ou substituídas por
outras melhores.
Aulas práticas:
1-
Conhecendo
o laboratório
2-
Calculando
densidade
3-
Identificando
e separando misturas
Visitas
1-
Visita
à Sanecap e Museu das águas
Avaliações
Pontos
produtivos:
Relatório de
aula prática – 2,0 pontos
Exercícios e
tarefas – 2,0 pontos
Avaliação
teórica – 2,0 pontos
Avaliação
bimestral por área – 4,0
pontos
Bibliografia
Peruzzo,
Francisco Miragaia
Química na abordagem do cotidiano /
Francisco Miragaia Peruzzo, Eduardo Leite do Canto. – 4. Ed. – São Paulo :
Moderna, 2006. V.1
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