PLANEJAMENTO BIMESTRAL –2012
Bimestre : 1º - Disciplina : História - Série : 3º Ano - Turmas : Mat./Vespertino/Noturno
Educador(es): Claudia, Mariazinha , Robinson e Igor
1 - Atividades Didáticas
Conteúdos:
1. A Industrialização e a Expansão Imperialista
1.1.A 2ª Revolução Industrial (1850)
1.2.O Capitalismo Financeiro
1.3.As Transformações no Cotidiano
1.4.O Cotidiano Urbano
1.5.O Imperialismo
1.6.As Consequências do Imperialismo
1.7.As Justificativas Imperialistas
1.8.Propostas de Reorganização Social
2. A 1ª República
2.1.O Final do Período Monárquico
2.2.O Poder das Oligarquias
2.3.Os Imigrantes no Brasil
2.4.A Modernização das Cidades
2.5.O Projeto de “Regeneração”
2.6.Os Movimentos Populares
3.A Grande Guerra e a Revolução Russa
3.1.Antecedentes da Guerra
3.2.O Início da 1ª Guerra Mundial
3.3.A Guerra de Trincheiras
3.4.O Fim do Equilíbrio
3.5.A Participação das Mulheres na Guerra
3.6.A Grande Guerra chega ao Fim
3.7.O Império Russo
3.8.A Revolução de 1917
Historia de MT. 1. Revisão da História de Mato Grosso (Séc. XVIII)
2. Os Quilombos em Mato Grosso (Seminário)
3. A Guerra do Paraguai em Mato Grosso (Seminário)
4. O Extrativismo : a Erva –Mate, Poaia e Borracha(Seminário)
5. A Pecuária (Seminário)
6. A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (Seminário)
7. Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (Seminário)
Objetivo Geral
Discutir como a 2ª Revolução Industrial provocou profundas transformações na Europa, Brasil e MT.
Objetivo Específico
• Conhecer os avanços tecnológicos característicos da 2ª Rev. Industrial
• Compreender as motivações que levaram as superpotências do séc. XIX a se lançarem em conquistas imperialistas.
• Compreender os mecanismos que permitiram às oligarquias regionais se manterem no poder central, durante a 1ª República.
• Relacionar o contexto europeu, na passagem do séc. XIX para o XX, com as motivações da 1ª Guerra Mundial.
• Compreender os principais aspectos da nova organização social, política e econômica estabelecida na Rússia pelos líderes socialistas ao criarem a União Soviética.
2 – Atividades Didáticas :
Autodidáticas:
Leitura de Textos para subsidiar os conteúdos desenvolvidos.
Atividades do livro.
Leitura de jornais e revistas.
Didático –Cooperativas : Pesquisas na internet – As Origens do Carnaval
Atividades Complementares : Seminários
Filme – Saara
Filme – Diamante de Sangue
Filme – Reds
Aula de Campo – Indústria de latas de alumínio – Rexsan(Distrito Industrial).
Critérios de Avaliação :
Pontos Produtivos – Pesquisas na Internet =0,5 ponto ; caderno = 1,0 ponto - Relatório de Filme = 0,5 ponto – Seminário 3,0 pontos – Teste 1,0 ponto
Avaliação da Área de Ciências Humanas = 4,0 pontos.
Valores: Liberdade politica e Direitos Humanos
Nenhum comentário:
Postar um comentário